Os temporais que assolam Minas desde o mês passado ainda não têm data para acabar e, inclusive, já superaram a média histórica de fevereiro em Belo Horizonte e região metropolitana. Nesta segunda-feira (10/02), a Defesa Civil da capital emitiu alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas de 20 a 30 milímetros (mm) acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno dos 50 km/h.
Segundo o meteorologista Cleber Souza, uma frente fria que atua sobre a região Sudeste e já causou estragos nesta madrugada em São Paulo, tem se deslocado para Minas Gerais, onde deve atuar com mais força nestas quarta (12) e quinta-feiras (13). Para estes dias, são esperadas chuvas ainda mais fortes, mas, a partir de sexta (14), a tendência é que elas percam a força, dando uma trégua. O que não significa que irá parar de chover, mas que se ocorrer precipitações, serão isoladas e com menor intensidade.
Ao longo da semana, as temperaturas máximas devem cair pela constância de céu coberto por nuvens, que “absorvem” o calor do sol. Para se ter uma ideia, nesta segunda a temperatura máxima é de 28°C, já na quinta, não deve passar dos 23°C.
O volume de chuvas esperado para fevereiro, que é 181,4 mm, já foi superado em 12%. Só nos primeiros dez dias do mês, este acumulado chegou a 203 mm. Em janeiro, o volume foi de 932 mm, um recorde na história de Belo Horizonte. A previsão também é de precipitações em todo o Estado ao longo desta semana.