Nesta semana, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares abordaram, blitz educativa, cerca de 500 pais e professores, em escolas públicas e privadas, promovendo a campanha Volta às Aulas – Trânsito, Educação e Vida.
A equipe fiscalizou até agora, 60 veículos especificados como transporte escolar. Em uma blitz da campanha, realizada na tarde de uinta-feira (13/02), na avenida Rio Doce, no bairro Areão (Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira), uma Kombi que executava serviços de escolar foi apreendida por não ser caracterizada e autorizada para a função, bem como seu condutor não tinha curso específico para conduzir estudantes.
Na mesma operação, uma Sprinter foi retida pelos policiais, pois o motorista não era habilitado para dirigir transporte escolar. Ele foi multado e liberado depois que outro condutor – devidamente autorizado – retirou o veículo.
A campanha acontece até quinta-feira (20/02) da próxima semana. No entanto, a fiscalização permanece ao longo do ano.
Trânsito, Educação e Vida
A campanha tem como objetivo garantir mais segurança aos estudantes na entrada e saída das escolas. Os agentes da Transita estão designados a orientar os pais quanto ao transporte correto das crianças, quais são os equipamentos de segurança exigidos, estacionamentos, paradas e a importância de preservar a própria segurança e a dos outros usuários das vias públicas.
Já os fiscais de transportes públicos são responsáveis por instruir motoristas e usuários de transportes escolares em relação ao comportamento seguro durante a viagem, além do embarque e desembarque. Também participam da campanha os policiais militares, que vistoriam a documentação necessária dos condutores e veículos.