A Vale, através de comunicado, está realizando levantamento de campo com equipes de engenharia, topografia e sondagens geotécnicas nos limites do Cordão Nova Vista, do Sistema Pontal em Itabira.
Os trabalhos de sondagens acontecerão apenas nas áreas da empresa e serão realizados pela empresa contratada Terratek Tecnologia LTDA. Os trabalhos de topografia acontecerão no entorno de áreas da empresa e serão realizados pelas empresas contratadas Progen Engenharias e Exitus Projetos Topográficos. As atividades não afetam as condições de segurança atuais da estrutura da barragem. As atividades terão duração de cercas de 60 dias, de segunda a sábado de 07h a 17hs.
O objetivo é investigar as características desta área para subsidiar os estudos de engenharia necessários ao desenvolvimento dos projetos para a descaracterização dos diques internos do Sistema Pontal. Essa ação atende à legislação vigente que determina a eliminação das estruturas construídas pelo método à montante e, assim, dos riscos a elas associados. A Vale compartilhará com a comunidade e demais partes interessadas a solução de engenharia proposta e prestará todos os esclarecimentos necessários.
Segundo a Vale, o Sistema Pontal está paralisado, não recebe mais rejeitos, atualmente. As estruturas são monitoradas permanentemente para avaliação de segurança operacional e passam por constantes auditorias, independentes e externas, indicadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).