A chuva que cai em Belo Horizonte nesta segunda-feira (02/03) deve se intensificar e há alerta para chuva forte, a qualquer hora do dia, com índice de até 60 milímetros de precipitação. O aviso meteorológico é da Defesa Civil municipal.
Conforme o órgão, a chuva entre moderada e forte, que atingiu todas as regiões da cidade na noite de domingo (1º/03), tende a continuar e deve até se intensificar nesta segunda. O alerta da Defesa Civil prevê possibilidade de pancadas de chuva entre 40 e 60 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h desta terça-feira (03/03).
Com céu encoberto, a temperatura não deve subir muito e a previsão é de 20°C à tarde, nível bem atípico para o verão. Na madrugada deste domingo, o índice chegou aos 15°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 85% à tarde.
Nas últimas 24 horas, as regiões com maior índice pluviométrico foram a Pampulha e Venda Nova, com 43,8 milímetros registrados. Já as regiões Oeste e Centro-Sul, muito atingidas pelas chuvas em janeiro, tiveram precipitações menores neste início de março. Os dados são da Defesa Civil, das 7h de domingo às 7h desta segunda. Veja:
- Barreiro – 28,2 mm
- Centro Sul – 25,8
- Leste – 36,6
- Nordeste – 27,8
- Noroeste – 37,4
- Norte – 27,2
- Oeste – 29,4
- Pampulha – 43,8
- Venda Nova – 43,8
Segundo a Defesa Civil, a média climatológica para março é de 198 milímetros.
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.⠀⠀
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.⠀
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).⠀
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.