A assessoria de comunicação da Prefeitura de João Monlevade, cidade a 36Km de Itabira, confirmou em nota nesta quinta-feira (05), a suspeita do segundo caso de coronavírus na cidade. A paciente que está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), esteve recentemente em viagem na França, onde teve contato com caso suspeito.
Segundo a prefeitura a mulher retornou da viagem no último dia 28 com sinais de gripe e desde então se encontra em quarentena, com quadro de saúde estável. Ainda hoje (05), o material para exames será colhido para análise em Belo Horizonte.
O primeiro caso suspeito da cidade, também é de uma mulher, que esteve na Itália, retornando com sintomas da doença. Ela ainda segue em casa sob quarentena.
MINAS GERAIS
Minas Gerais investiga 82 casos suspeitos de coronavírus nesta quarta-feira (4), atrás apenas de São Paulo (135) – onde já foram confirmados três pacientes com a doença – e do Rio Grande do Sul, com 98 suspeitas. Nenhum caso foi confirmado no Estado, que já definiu hospitais de referência para tratamento de pacientes com a doença. Em Belo Horizonte, foi montado um Centro Especializado em Coronavírus, ao lado da UPA Centro-Sul.
De acordo com o último boletim disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos pacientes monitorados em Minas, 95% apresentaram febre e tosse, 53% tiveram dor de garganta, e 13% sentiram dificuldade de respirar. Em menor escala, foram sentidos diarreia, náuseas, cefaleia, coriza, fadiga, calafrios, mialgia e congestão nasal. Quanto a hospitalização, um terço dos pacientes necessitaram ser internados pós-atendimento. A taxa de letalidade da doença é de 3,4%.