Trazendo mais um benéfico para a população, a Câmara Municipal, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, iniciarão na próxima segunda-feira (09/03) os trabalhos do novo Posto de Emissão de Carteira de Identidade.
O novo espaço contará com dois guichês para atendimento ao cidadão, e funcionará na Câmara Municipal de Itabira, na Avenida Carlos Drummond Andrade, 651 – Centro – Itabira, de segunda a quinta-feira das 12h às 17h.
Assim como na Delegacia da Polícia Civil do município, serão emitidas vinte senhas por dia, mas exclusivamente na semana que vem (09 a 13 de março), por motivos técnicos, serão emitidas apenas dez senhas.
Segundo a Coordenadora dos Postos de Identificação da 3ª DRPC Itabira, Clarissa Anício Duarte Rodrigues, não há mais necessidade dos cidadãos formarem filas em frente ao Posto Delegacia da Polícia Civil de Itabira, visto que a partir da próxima semana, a marcação para emissão de carteira de identidade será por agendamento telefônico e somará um total de 160 senhas por semana.
Os agendamentos serão feitos por meio de telefone (número a ser divulgado), com marcações válidas pelo período de 15 dias, tanto para o Posto da Delegacia da Polícia Civil de Itabira (08h às 12h), quanto para o Posto da Câmara Municipal de Itabira (12h às 17h).
De acordo com o Presidente da Casa Legislativa, vereador Heraldo Noronha Rodrigues, a liberação do Posto de Emissão de Carteira de Identidade, não dependia exclusivamente da Câmara Municipal, mas também da Delegacia da Polícia Civil de Itabira e do Secretário Geral de Segurança da Polícia Civil de Minas Gerais.
“A necessidade de montar mais um Posto de Emissão de Carteira de Identidade surgiu devido as grandes filas no setor de identificação da Polícia Civil, que causam transtornos diários aos cidadãos itabiranos. Hoje demos início à fase de testes de emissão de carteiras de identidade e estamos trabalhando contra o tempo para atender a comunidade o mais rápida possível. Os servidores já estão treinados, os equipamentos já foram adquiridos e o espaço se encontra disponível, a Câmara está preparada para iniciar o serviço”, declarou Heraldo Noronha.
Nesta sexta-feira (06/03), ainda em fase de testes, o presidente e vereador Heraldo Noronha Rodrigues, esteve no posto para acompanhar a primeira identidade emitida pela Câmara Municipal de Itabira, a do Senhor Vicente Camilo Braga, 77 anos.
O dia de testes contou com a presença e colaboração da Identificadora AD-HOC da Polícia Civil de Minas Gerais, Jane Cássia dos Santos Evangelista e da Coordenadora dos Postos de Identificação da 3ª DRPC Itabira, Clarissa Anício Duarte Rodrigues, que prestaram todo apoio necessário a Identificadora AD-HOC da Câmara Municipal de Itabira, Gisele Mônica Ferreira e a Responsável pelo setor de Agendamento, Maria do Carmo Alves Ribeiro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE
– 2 fotos 3×4;
– Comprovante de endereço atualizado;
– Se solteiro: Certidão de Nascimento atualizada e legível;
– Se casado: Certidão de Casamento atualizada e legível;
– Se divorciado: Certidão de Casamento Averbação de Divórcio atualizada e legível;
– Em caso de 2ª ou outras vias – Comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação.
*Acesso ao Documento de Arrecadação: www.daeonline1.fazenda.mg.gov.br
*Valor da taxa: R$ 74,23
PRAZO DE ENTREGA E RETIRADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE
O prazo de entrega é de 15 dias corridos e a carteira deve ser retirada no posto em que foi realizada a emissão.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE NO POSTO DA DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL DE ITABIRA
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira de 08h às 12h
Obs. As sextas-feiras ocorrem às confecções das carteiras e demais serviços internos.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE NO POSTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira de 12h às 17h
Obs. As sextas-feiras ocorrem às confecções das carteiras e demais serviços internos.