Neste domingo (08/03) será o primeiro dia do concurso da Prefeitura Municipal de Itabira e serão aplicadas as provas objetivas. No próximo domingo (15/03), também haverá provas. No total, 5.720 candidatos estão inscritos.
O concurso oferta 407 vagas para profissionais que tenham ensino fundamental, médio, técnico e superior, com salários entre R$ 998 e R$ 12.654,27. O primeiro dia de provas está reservado para professores, auditores, advogados, médicos e assistentes sociais. No dia 15, farão provas, pela manhã, auxiliares de creche e assistentes técnicos administrativos, e à tarde, merendeiros escolares e monitores de creche.
Dessas 407 vagas, 41 são reservadas para pessoas com deficiência. As provas de amanhã serão aplicadas no Centro Universitário Una e nas escolas estaduais Mestre Zeca Amâncio (Eemza), Dona Eleonora Nunes Pereira, Major Lage e Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen) em dois horários. Pela manhã, das 8h30 às 12h, e à tarde, das 14h às 17h30. O concurso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), que divulgará na próxima terça-feira (10/03) os locais das provas do dia 15.
Com 20 vagas, o cargo de professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental foi o que mais atraiu candidatos, 1.044, sendo 52,2 por vaga. Porém, o ranking de candidatos por vaga é liderado por advogado. São 326 disputando uma vaga. Oferecendo uma vaga cada, topógrafo e médico do trabalho são os que atraíram o menor número de interessados – são cinco candidatos para cada cargo.
Os candidatos devem comparecer aos locais uma hora antes do início das provas, com documento original de identidade oficial com foto. Além disso, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com estrutura transparente, e comprovante de convocação para as provas.
O candidato que se apresentar após o horário de fechamento dos portões, ou não se apresentar para a realização das provas no dia, horário e local marcado, portando a documentação exigida, será desclassificado. Os candidatos aprovados na prova objetiva precisam completar no mínimo 60% do total de pontos atribuídos. Quem zerar alguma prova estará eliminado.