A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, concluiu, na última semana, Inquérito Policial instaurado para apurar a subtração de armas de fogo do interior da Delegacia de Ferros.
Foram identificados dois autores de 29 anos do furto, ambos moradores de Ferros, os quais já se encontram presos preventivamente desde o dia 22 de fevereiro deste ano no Presídio de Itabira.
Durante as investigações, foram colhidos elementos demonstrando que, na madrugada do dia 24 de janeiro, um dos autores colocou em prática o plano arquitetado pelo outro, cerrou as grades do depósito da Delegacia de Ferros e subtraiu 90 armas de fogo e alguns outros objetos.
Ficou comprovado ainda nos dias seguintes após o furto, este autor chegou a oferecer as armas para diversas pessoas, mas não conseguiu vendê-las por serem em sua grande maioria armas velhas e ineficientes, sem valor de mercado.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, dias após os fatos, foram encontradas munições e notas falsas subtraídas da Delegacia de Ferros na data do arrombamento.
As investigações continuam com o objetivo de localizar as armas subtraídas.
Os autores responderão por furto qualificado mediante arrombamento (pena de 2 a 8 anos) e porte ilegal de arma de fogo (pena de 2 a quatro anos).