A reunião estratégica que discutiu ações para ampliar a participação feminina em setores sociais, políticos e corporativos de Itabira levou grande público ontem e hoje (10 e 11/3) ao Centro Universitário Una, no Centro. O grupo de trabalho coordenado por Prefeitura, ONU Mulheres Brasil e parceiros costurou propostas a exemplo de projeto de lei de incentivo fiscal às empresas que empregarem mulheres, capacitação e fomento desse público para se candidatar a cargos políticos, valorização de empreendimentos femininos em compras públicas, maior abordagem da ‘Lei Maria da Penha’ nas escolas, entre outras sugestões.
“Esse é um pontapé de nosso projeto ‘Cidade 50-50 Itabira’. A ideia foi reunir as atrizes e os atores que estão no debate da participação da mulher e sua igualdade aqui no município para um planejamento. Temos muitas pessoas na cidade fazendo muitas coisas; precisamos conectar esses esforços, ter mais força e transformar a vida das mulheres. Foram mais de 100 pessoas participando, com informações de qualidade”, avaliou Ana Cláudia Pereira, de Brasília (DF), gerente de projetos da ONU Mulheres para Normas Globais, Governança, Liderança e Participação Política.
O levantamento das propostas servirá à formatação de ações prioritárias para serem executadas e apoiadas em Itabira, com o suporte de assessoria especializada. A agenda dos dois dias de encontro integra o acordo de cooperação celebrado em 2019 entre Prefeitura e ONU Mulheres.
A escuta recebeu participantes de conselhos e outros grupos da sociedade civil, universidades, setores públicos e órgãos de segurança. “Os encontros superaram nossas expectativas, com dezenas de propostas sérias e qualificadas para agirmos por uma participação feminina mais efetiva em todos os segmentos sociais e o combate às violências”, pontuou Dalma Barcelos, vice-prefeita de Itabira e expoente no assunto na esfera pública local.
No dia 23 de abril, entre 12h30 e 17h30, ocorrerá a segunda Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no bairro Areão. O evento será aberto à comunidade.