A partir desta quinta-feira (12/3), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passará a realizar exames para identificação do coronavírus (Covid-19) nas amostras dos casos suspeitos em Minas Gerais. Antes, o exame era feito no laboratório de referência no Rio de Janeiro, na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Na última segunda-feira (9/3), a Fundação Ezequiel Dias recebeu kits para a realização de 250 testes. O material é composto por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19. “A Funed já tinha os equipamentos para a realização do exame, o laboratório adequado e técnicos aptos. O que precisávamos eram os kits com os reagentes”, explica o chefe do Serviço de Virologia da Funed, Marcos Vinícius Ferreira da Silva.
Na semana passada, os profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro Sul, em Belo Horizonte, foram treinados para a coleta das amostras. Na próxima segunda-feira (16/3), os profissionais da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana, serão capacitados. A Funed está atendendo, sob demanda, as solicitações por treinamento.
A metodologia usada para o exame é chamada de PCR em tempo real. Ela identifica o material genético do vírus presente na amostra. “É um exame seguro e eficiente”, finaliza Marcos Silva.