O Ibovespa, principal índice acionário do mercado brasileiro, aprofundou a queda no início dos negócios desta quinta-feira (12/03), recuando 12%, para 75.247 pontos, por conta da piora da epidemia de coronavírus Covid-19 no mundo. A queda acionou o terceiro Circuit breaker da bolsa na semana. Circuit breaker é o mecanismo que interrompe as negociações por 30 minutos quando a queda do índice chega a 10%. Ontem à noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o fechamento do país a viajantes vindos da Europa, o que sinalizou para os investidores que o cenário é pior do que o imaginado anteriormente.
O dólar comercial chegou a superar R$ 5 no início dos negócios hoje, mas a alta arrefeceu, e a moeda americana às 10h24 estava sendo vendida a R$ 4,95.
Ontem, após Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o surto de Covid-2019 é uma pandemia, o mercado financeiro entrou em pânico. No Brasil, foi acionado pela segunda vez em três dias. Na mínima, o índice chegou a cair 12,38%.
Com relação à máxima histórica do índice, de 119.593 pontos, atingida em 24 de janeiro deste ano, o Ibovespa acumula queda de 28,78% – o que, tecnicamente, caracteriza uma tendência de queda, ou seja, “bear market” no jargão do mercado.
*Mais informações em instantes