Os adolescentes foram recepcionados pela secretária de Assistência Social Maria Marli de Oliveira Martins Rosa e sua equipe, pelo diretor-presidente da Itaurb Sérgio Amaral e por representantes da organização social Rede Cidadã, conveniada para a execução do programa.
“A responsabilidade social já é um compromisso da Itaurb, que oportunizava vagas para aprendizes do Senai e, agora, reforça sua atuação com o apoio ao Aprendiz Social. Outras vagas virão”, comentou Sérgio Amaral.
O Aprendiz Social terá pelo menos outras 11 vagas abertas em breve no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Com essas novas oportunidades, o programa atinge a marca de aproximadamente 100 jovens assistidos, atendendo o desejo do prefeito Ronaldo Magalhães manifestado à época que lançou o programa, em julho de 2018, com 20 aprendizes. “É mais um dos muitos programas bem-sucedidos da Assistência Social, contribuindo para um futuro melhor a tantos adolescentes”, destacou Marli Oliveira.
No próximo dia 26, Ronaldo receberá participantes da iniciativa, pais, responsáveis e representantes de empresas parceiras – além da Itaurb, há 17 empreendimentos, entre faculdades, bancos, farmácias, supermercados, padarias, hospitais e uma granja.
O programa
Os jovens são selecionados a partir das famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A jornada é de 20 horas semanais, sendo um dia da semana destinado ao treinamento teórico ministrado por profissionais especializados da organização Rede Cidadã. Os participantes têm remuneração mensal, transporte e todos os direitos trabalhistas assegurados, como férias e décimo terceiro.