Começa dia 29 de março, com cerimônia de abertura às 09h30 e partida inaugural será às 11h no campo do Grêmio, Estádio Prudêncio Silva, no bairro Praia, a edição 2020 do Campeonato Itabirano de Futebol Amador, com a partida entre dois times itabiranos, definidos através de sorteio. Campestre e Vila em partida única. A reunião do conselho arbitral ocorreu dia 11, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Itabira.
Times
Chave A: São Lourenço, Grêmio, Bela Vista, Santa Ruth, Triângulo e Pedreira.
Chave B: Campestre, Vila Nova, Manganês, Ivipa, Sete de Setembro e Palmeirinha.
Chave C: Santa Maria, Ríver, Boa Esperança, CSU, União e Aimoré.
A subvenção de 59 mil reais será distribuída aos clubes com material esportivo, uniformes, bolas e pagamento das taxas de arbitragem. Os clubes estão obrigados a usarem as camisas com a empresa patrocinadora, mas em 2021 podem negociar os espaços livres nos uniformes. Os participantes nas duas categorias receberão mais material.
Máster
A categoria máster começa dia cinco de abril, com regulamento semelhante ao da categoria principal. A diferença mais considerável é na fase final, com quatro times promovidos as semifinais, ou seja, se classificam os campeões de cada grupo, e um melhor segundo colocado da fase de grupos. Apenas os goleiros podem ter menos que 40 anos.
Chave A: São Lourenço, Grêmio, Santa Ruth, Triângulo e Pedreira.
Chave B: Vila Nova, Ivipa, Sete de Setembro e Palmeirinha.
Chave C: Santa Maria, Ríver, Boa Esperança e União.