A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), administradora do Hospital Municipal Carlos Chagas em Itabira (HMCC), divulgou na noite de ontem (17), novo comunicado de prevenção contra o coronavírus. Em nova nota enviada ao VIA COMERCIAL, a entidade recomenda a todos os pacientes que busquem adiar a realização de exames de rotinas, consultas e cirurgias não urgentes. “A medida visa preservar o atendimento para os casos de urgência e emergência e como forma de minimizar a exposição das pessoas e preservar a saúde de familiares e da população de forma geral”, justifica a FSFX.
Ainda de acordo com a FSFX, o Hospital Carlos Cargas em Itabira, continua realizando os procedimentos urgentes e estão dando foco nos atendimentos voltados para o Coronavírus.
Desde a divulgação dos primeiros casos de Coronavírus, a FSFX vem adotando uma série de estratégias e ações para prevenir e minimizar a expansão da doença nas regiões onde atua. Na última semana, a Fundação divulgou a suspensão temporária de visitas nas unidades hospitalares, além do cancelamento de eventos, treinamentos presenciais, reuniões e atividades organizadas pela Instituição que estavam previstas para os próximos dois meses, podendo ser prorrogado por mais dois meses.
A Fundação São Francisco Xavier ressalta que está preparada, com equipes orientadas e segue todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. Todos os colaboradores das áreas de apoio, da parte assistencial e de transporte passaram por treinamentos específicos. As férias de toda equipe assistencial dos Hospitais foram adiadas para garantirmos um reforço no atendimento das unidades hospitalares.
Foi implantado um protocolo específico de higienização das áreas comuns e de grande fluxo (catracas, elevadores, refeitórios, entre outras), e protocolo de triagem para casos suspeitos, no Pronto-socorro e nas unidades hospitalares, que tiveram ainda a adaptação de uma área exclusiva para isolamento que chamamos de “gripário”.