Um dado alarmante foi anunciado no sábado (21/03) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Por meio das suas redes sociais, ele informou que o número de casos suspeitos em todo o estado subiu expressivamente nos últimos três dias e, até o momento, mais de 50 casos já foram confirmados.
“O nosso grau de preocupação só tem aumentado. A partir de agora, Minas Gerais já é considerada área de transmissão comunitária do coronavírus, o que é muito grave. Isso indica que, em qualquer região do estado, o vírus está presente e não sabemos de onde é a sua origem”, explicou.
“A partir de agora, todos os bares, restaurantes e lanchonetes não poderão adotar o serviço interno. Só poderão trabalhar se for para entregas ou para retirar no balcão. Queremos que as pessoas fiquem seguras em casa, e não que fiquem confraternizando em um local sujeito a risco. Muitas pessoas não entenderam a gravidade da situação”, alertou.
Ele reconheceu a importância das Forças de Segurança (Polícia Militar e Civil, Bombeiros), que “farão o que for necessário para que a lei seja cumprida”. Zema fez uma menção especial aos profissionais de Saúde: “Quero agradecer muito àqueles que salvam vidas e que, muitas vezes, estão em contato direto com os infectados – os profissionais da Saúde”.
Por fim, Zema aconselhou que “as pessoas que não fazem parte dessa categoria devem ficar em casa e não colocar em risco a sua vida, a de terceiros, de pessoas que amamos e de todos os mineiros, já que essa doença se propaga com muita facilidade”.