Em apenas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 subiu quase 54% em Minas, passando de 50 no sábado (21) para 83, até domingo (22). As notificações suspeitas também dispararam: de 5.862 para 7.190. O crescimento acompanha a alta de casos no Brasil, onde já há 1.546 ocorrências e 25 mortes. Ao ao anunciar as estatísticas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o isolamento social é crucial para tentar conter a disseminação da doença.
A partir desta segunda-feira (23), as medidas para tentar conter a doença provocada pelo coronavírus ficam ainda mais rigorosas, por conta do decreto de calamidade pública anunciado na última sexta-feira pelo governo do Estado. Ônibus e vans de passageiros não poderão entrar ou sair do território mineiro. Coletivos que circulam dentro das cidades devem limitar a capacidade ao número de usuários sentados.
Também passa a valer, em todos os municípios, a proibição de funcionamento para vários segmentos comerciais, como bares e restaurantes. Os estabelecimentos poderão atender por delivery ou desde que impeçam o consumo nos próprios locais, para evitar aglomerações.