A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderá realizar até 150 testes de diagnóstico da Covid-19, por dia. As informações são do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, da instituição.
O comitê está trançando estratégias de apoio ao governo estadual no diagnóstico de casos suspeitos da infecção pelo novo coronavírus, a Covid-19, aumentando a capacidade de testagem, que é um dos maiores gargalos do cenário brasileiro atual no combate ao vírus.
Neste segunda (23), a UFMG começou a auxiliar testes de amostras enviadas pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves. Outros hospitais também já entraram em contato e pediram apoio da instituição de ensino.
Para evitar que a comunidade se confunda com a informação sobre a disponibilização dos laboratórios da UFMG, o pró-reitor Mário Campos enfatiza que a universidade não é autorizada a realizar exames individuais. “Nosso trabalho busca agilizar as ações da Funed, portanto, as pessoas não poderão vir à UFMG para fazer o teste”, explica.