Ao longo dos últimos dias, a Prefeitura de Catas Altas, cidade a 86km de Itabira, tem adotado algumas medidas emergenciais para conter a proliferação do novo Coronavírus no município.
As ações estão sendo divulgadas em tempo real nos canais oficiais da Prefeitura para que toda a população possa se informar de forma rápida e segura do que está acontecendo.
Os canais são: site www.catasaltas.mg.gov.br/covid19, página oficial da Prefeitura no Facebookhttps://www.facebook.com/prefeituradecatasaltas/ e WhatsApp 31-9 9352-1550.
Entre as medidas já adotadas até o da 24 de março estão a publicação de três decretos, uma recomendação e 14 comunicados com orientações para a população:
– Decreto nº 43: determina a Proibição de Aglomerações e Estabelece Medidas Restritivas.
– Decreto nº 45: proíbe aglomerações e estabelece medidas restritivas para enfrentamento da Situação de Emergência Pública causada pelo agente Coronavírus – COVID-19.
– Decreto nº 49:estabelece Jornada de Trabalho Especial e Demais Medidas de Prevenção
– Recomendação aos Comerciantes a Imediata Adoção de Medidas de Prevenção.
Já os comunicados informam que:
– Todos os eventos públicos e privados estão suspensos por período indeterminado;
– as atividades no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estão suspensas por 30 dias (podendo ser prorrogado por maior período);
– os idosos, a partir de 60 anos, estão sendo vacinados contra influenza no domicílio;
– todas asatividades esportivas estão suspensas por 30 dias (podendo ser prorrogado por maior período);
– as oficinas e grupos de encontro que acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão suspensos por 30 dias (podendo ser prorrogado por maior período);
– as aulas nas redes municipal e estadual de Catas Altas estão por tempo indeterminado;
– as Festas da Famílias que estavam agendadas para março (21 – Agnes Pereira Machado e 28 – João XXIII) e abril (04 – UMEI e 25 – Chapeuzinho vermelho) estão canceladas;
– as atividades do Dia da Água foram canceladas;
– as atividades de estabelecimentos com potencial de aglomeração de pessoas estão suspensas;
– a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas está proibida;
– o funcionamento do prédio da Prefeitura está restrito às operações internas;
– as atividades do CAD Único e bolsa família estão suspensas por tempo indeterminado;
– a Ouvidoria Municipal está funcionando através do e-mail [email protected] e do site http://portaltransparencia.catasaltas.mg.gov.br/ouvidoria para receber denúncias sobre os estabelecimentos comerciais que não estão acatando as decisões dos decretos municipal e estadual;
– os conselheiros tutelares estão atendendo em regime de plantão;
– os acessos secundários à Catas Altas estão fechados por tempo indeterminado.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICA
De acordo com o boletim do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) de Catas Altas – COVID-19, atualizado nesta terça-feira (24) às 15:58, Catas Altas passa a ter um caso suspeito de coronavírus. No total foram 30 casos atendidos, 12 casos monitorados, 1 caso suspeito e nenhum caso confirmado, nem descartado. As atualizações podem ser acompanhadas pelo site oficial da prefeitura.