A Prefeitura de Catas Altas, cidade a 86,1 KM de Itabira, instalou no dia 27 de março barreiras sanitárias nas entradas principais da sede e do distrito do Morro D’Água Quente. O acesso está sendo realizado exclusivamente pela via principal da MG-129.
A medida tem como objetivo controlar a entrada e saída de veículos, evitando a proliferação do novo coronavírus no município.
Os acessos estão sendo monitorados por profissionais da saúde com suporte de servidores de outras secretarias.
No momento da entrada, todos os motoristas e passageiros estão recebendo orientações sobre a doença e sendo analisados sobre as condições de saúde (sinais vitais, temperatura, histórico de gripe, tosse seca e dor no corpo).
Em quatro dias (de sexta, às 15 horas, até segunda, às 11 horas) foram avaliadas 709 pessoas.
Outros acessos – além dos acessos principais com barreiras, a Prefeitura fechou esta semana todos os outros acessos secundários na sede e no distrito.
Outras medidas: Além disso, outras medidas foram adotadas, entre elas:
I – Isolamento por 7 (sete) dias de residentes viajantes provenientes de locais de transmissão comunitária, assintomáticos.
II – Isolamento dos pacientes suspeitos com sintomas e seus familiares pelo prazo de 14 (quatorze) dias.
III – Suspensão dos velórios, missas e cultos religiosos.
IV – Controle do número pessoas que entrarão nos estabelecimentos em funcionamento de acordo com tamanho da área interna.
V – Higienização e disponibilização de produtos para higiene das mãos dos clientes.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Segundo a Secretaria de Saúde da cidade de Catas Altas, a cidade investiga 57 casos suspeitos do coronavírus. Não há casos confirmados da doença.