O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) aprovou medidas para que os professores dos campi de Itajubá e Itabira possam dar aulas no regime de ensino a distância (EAD), devido à pandemia do novo coronavírus.
A medida, chamada de Regime de Tratamento Especial (RTE), entrou em vigor nesta segunda-feira (06), e tem duração prevista, por enquanto, até dia 30. Pelo RTE, todos os estudantes devem realizar através da internet as atividades propostas pelos professores. Os alunos que não puderem ou não tiverem os meios para isso devem notificar os coordenadores de seus cursos por meio de uma autodeclaração. Nestes casos, as atividades poderão ser realizadas pelos alunos na retomada das aulas presenciais.
Cabe ao professor de cada matéria definir se haverá nota distribuída pelas tarefas realizadas, sendo limitada a 30% dos pontos totais do semestre. Os materiais a serem disponibilizados para os alunos, como listas de exercícios, materiais para leitura, vídeos e atividades devem ser compatíveis com a carga horária de cada disciplina.
O professor também definirá se haverá encontros virtuais com os alunos para tirar dúvidas, que devem ser realizados no mesmo horário da aula presencial de cada matéria. A presença nas aulas virtuais não poderá ser obrigatória.
Porém, a Representação Estudantil da Unifei já divulgou nota questionando essa decisão do conselho. Na nota, os representantes disseram que propuseram que o calendário escolar fosse adiado por mais 30 dias. “Neste prazo, os docentes poderiam aprender a lidar com os meios tecnológicos e a universidade poderia levantar e resolver os casos dos alunos desassistidos. No entanto, essa pauta nem entrou em votação pela recusa veemente do presidente da sessão”, diz a nota.