As diferentes denominações cristãs celebram nesta sexta-feira (10/04) a paixão e morte de Cristo. O silêncio, comum neste dia, é ainda mais notável por causa das igrejas fechadas e da ausência de cantos. Em razão da pandemia de covid-19, os fiéis estão se adaptando, via internet, para acompanhar os atos litúrgicos de casa e evitar aglomerações.
Os ritos tradicionais deste dia, como a cerimônia do beijo da Cruz e o sermão do descendimento, comuns nas cidades históricas de Minas, estão cancelados.
A pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também da Arquidiocese de Belo Horizonte, as celebrações serão mais rápidas e contarão com orações especiais pelo fim da pandemia.
O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a cerimônia solene da Paixão de Cristo às 15h horas no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Grande BH. A celebração será transmitida pelas redes sociais.
As paróquias de Belo Horizonte e de todo o Brasil preparam programações especiais. No site da Arquidiocese de Belo Horizonte estão disponíveis diversos links para quem deseja acompanhar as celebrações de casa.