Após mais uma videoconferência com representantes da Vale, André Viana, presidente do sindicato Metabase Itabira, anunciou que a mineradora vai atender uma das primeiras reivindicações do Metabase, a doação de 8.000 testes rápidos para identificar o Covid-19. “Conseguimos a doação de luvas, óculos, máscaras, aventais e 8.000 testes rápidos para Hospital Nossa Senhora das Dores. Estamos cobrando desde que fiquei sabendo que a Vale iria importar da China esse material. A Vale informou que nestes dias chega uma carga grande da China e será entregue ao HNSD. Uma outra carga, que faz parte de um segundo lote, deve chegar em maio.”
André destaca que as máscaras que estão chegando têm uma peculiaridade. “São máscaras mais caras, diferentes das comuns, para uso específico dos profissionais de saúde”. Ainda de acordo com o vereador e sindicalista, os trabalhadores da Vale também irão fazer os testes e não apenas uma vez. “Estes testes poderão ser a cada três semanas, para garantir a qualidade da saúde dos trabalhadores e por que não, reduzir a quarentena de muitos outros”.
André destaca que não apenas os trabalhadores ganham, mas também a comunidade itabirana, que recebe os casos suspeitos do contágio do novo Coronavírus de diversas cidades. “Desafoga a saúde pública, faz a economia da região girar, mantém os impostos da mineração e traz tranquilidade à população.”
André Teixeira, Gerente de Relações Trabalhistas da empresa elogiou a iniciativa do Sindicato.“Agradeço as contribuições do Sindicato, eles ouviram os trabalhadores e vejo um momento de maturidade, pois tomaram a iniciativa de propor sugestões, perguntou-nos se queríamos ouvi-los e temos a obrigação de ouvir. Foram colocados importantes questões e vamos reunir uma equipe para discutir todas as propostas apresentadas. Mas de qualquer maneira os testes rápidos vão chegar.
André está pedindo isso há um bom tempo e vamos atender. Outro detalhe é o suporte à comunidade. Esse compromisso eu assumo em adiantar o processo de entregar os materiais o mais rápido possível”.
André Viana ressalta outras reivindicações feitas durante a reunião. “Os trabalhadores enviaram suas sugestões por meio de aplicativo e entre as principais podemos citar a exigência de kits higiênicos e à disposição nos equipamentos manuseados pelos trabalhadores; manutenção do cartão alimentação extra durante o período de pandemia, inclusive para os empregados das empresas contratadas pela Vale; valorização da PLR para os trabalhadores que estão nas minas, expostos ao contágio; adiantamento do 13º salário; reposição imediata das vacinas H1N1 e Influenza nos laboratórios autorizados para aplicação e revisão das idades para grupo de riscos a partir dos 50 anos de idade”.
André ressalta o pedido para os trabalhadores das empresas contratadas pela Vale “pelo fato de serem itabiranos, são cidadãos itabiranos e merecedores do todo o cuidado. Não podemos esquecer deles”. O presidente do Metabase diz que as reuniões com a Vale têm trazido bons ganhos para os trabalhadores da empresa: “Muitos trabalhadores, de outras empresas, estão em férias coletivas, com suspensão do contrato do trabalho, outros recebendo 35% do salário com complemento de um percentual do seguro-desemprego. Estamos conseguindo manter a empregabilidade”.
Participaram da reunião, além do presidente André Viana, os diretores Bruno Gomes, Serafim Filho, Walisson Christiano e Flávio Carmo. Pela Vale as relações trabalhistas Divino Andrade, André Teixeira, Rubens Alves, Mario Barreto, João Franceschini. Pelo Saúde Vale, Abdalla Sarsur.