Enquanto os profissionais de várias escolas ainda estavam paralisados, o Governo do Estado anunciou, em 18 de março, a suspensão das aulas por causa do novo coronavírus até o dia 22. Posteriormente, houve antecipação das férias de julho que, pelo calendário proposto, terminaram no dia 13 de abril.
Mas as atividades só devem começar no dia 4 de maio, de forma virtual. Nesta quarta-feira (22), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a reabertura das escolas não deve acontecer em menos de 90 dias. A proposta da Secretaria de Estado de Educação é implantar o Regime de Estudo não Presencial, com disponibilização de conteúdos e atividades on-line e também não virtual.
Segundo a Secrearia de Estado de Educação, também está prevista a exibição, a partir do dia 11, de Teleaulas, com conteúdos escolares que serão exibidos em parceria com a Rede Minas. Entre 7h30 e 11h30 serão teleaulas gravadas e de 11h30 até 12h30 haverá um momento de conteúdo ao vivo com interação. As teleaulas estarão disponíveis, também, canal da Educação no Youtube e na página da Rede Minas.
Mas, o Regime de Estudo não Presencial ainda precisa do aval da Justiça. Na semana passada, o TJMG determinou a suspensão do retorno dos profissionais da educação às escolas até que o Governo apresente, detalhadamente, como será o ensino à distância, garantindo a segurança dos servidores da educação em tempos de pandemia.
A Secretaria de Estado de Educação disse que estuda, junto à Advocacia Geral do Estado, as medidas cabíveis para apresentar ao TJMG, mas garantiu que a expectativa é de que não haja alteração no calendário do Regime de Estudo não Presencial.