Trabalhadores demitidos que têm direito ao seguro desemprego podem contar com ajuda especializada. Diante do aumento de demissões durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou uma ferramenta on-line para auxiliar a fazer a habilitação do benefício.
Como diversos serviços presenciais estão suspensos em Minas, os trabalhadores podem preencher um formulário no www.mg.gov.br e encaminhar para a secretaria, onde uma equipe de 17 servidores estará à disposição para auxiliá-los nos possíveis entraves no acesso ao portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou no aplicativo CTP Digital, disponível em Android ou IOS.
Quando necessário, esses atendentes podem realizar intervenções no cadastro para regularizar a situação.
Ao preencher o formulário, o sistema gera um número de protocolo que permite ao trabalhador acompanhar o andamento do pedido por meio do próprio portal.
Como funciona
O superintende de Gestão e Fomento ao Trabalhador e à Economia Popular Solidária da Sedese, Marcel Cardoso Ferreira de Souza, está à disposição da imprensa para explicar detalhadamente como funciona a nova ferramenta.