Uma equipe de doutorandos, pós-doutorandos e mestres do departamento de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolve um site com análises dos dados do novo coronavírus. O objetivo é ajudar a população no acompanhamento mais simples das informações. Com os dados atuais, Minas está em uma situação melhor em relação a outros estados e, segundo o levantamento, atingiu o pico da doença nessa quinta-feira (30/04).
É possível ter acesso às previsões de curto prazo (até 1 a 2 semanas), pico da pandemia, número total de casos da pandemia e fim da pandemia. De acordo com um dos doutorandos, Jonathan de Souza Matias, também é possível acessar as informações por aplicativo para celulares.
De acordo com o estudo, é possível ver que na China, Itália e Espanha o pico de covid-19 já foi alcançado. No caso do Brasil, a previsão é de que o pico ocorra de 10 a 12 de junho, com 95% de probabilidade – serão 11.975 casos no dia do pico. As previsões são feitas diariamente baseadas nos dados disponíveis pelo Ministério da Saúde, para Brasil, e pela OMS, para demais países.
Conforme um dos doutorandos, Jonathan de Souza Matias, Minas está em uma situação relativamente melhor em relação a outros estados. “As previsões são mais otimistas. Com a nossa previsão, nós (Minas), chegamos ao pico nessa quinta-feira (30/04)”.