O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta sexta-feira (8) que a pandemia do novo coronavírus está desencadeando “um tsunami de ódio e xenofobia”. Ele fez um apelo para que as pessoas “resistam ao ódio” e iniciem um “esforço total para acabar com o discurso de ódio globalmente”.
A Noruega anunciou que vai aliviar as restrições impostas para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus. Na próxima semana, todas as escolas serão reabertas com medidas de proteção. O número máximo de pessoas que podem se reunir vai passar de cinco para 20 e as equipes esportivas poderão retomar os treinos.
Parques de diversões, bares e clubes poderão reabrir a partir de 1º de junho, desde que sejam observadas as regras de distanciamento social.
O país registrou 8 mil casos contaminação e mais de 200 mortes pelo novo coronavírus, segundo a Universidade Johns Hopkins.
A Espanha registrou 229 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; no dia anterior, tinham sido 213. Segundo o ministério da Saúde espanhol, 26.299 pessoas morreram pela doença no país.
Brasil
Fortaleza começa a colocar em prática o chamado “lockdown”, que impõe medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas como forma de conter o avanço do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde o país tinha, até esta sexta-feira (8), mais de 9,2 de mil mortes pela Covid-19.