Entre os professores brasileiros, 88% nunca haviam ministrado aulas remotas antes da pandemia, e 83% se sentem nada ou pouco preparados para o trabalho nessa modalidade – conforme aponta pesquisa do Instituto Península, que será divulgada integralmente nesta segunda-feira (18).
O estudo ouviu 7.734 profissionais de todo o país entre os dias 13 de abril e 14 de maio, portanto cerca de seis semanas desde a implementação oficial da quarentena em diversos Estados.
E a verdade é que a profissional ainda tem sorte por ter recebido algum tipo de capacitação. A maioria de seus colegas (55%) não teve qualquer suporte para ensinar fora do ambiente da escola desde a suspensão das aulas presenciais. Por outro lado, 75% desejariam receber treinamento.
Essa ruptura no cotidiano dos professores brasileiros foi identificada na primeira fase da pesquisa realizada pelo Instituto Península.
Segundo o estudo, que ouviu 2.400 docentes da educação básica em todo o Brasil, 7 em cada 10 mudaram muito ou toda a rotina com a crise. Mais de 90% dos respondentes demonstraram estar muito ou totalmente preocupados com a situação atual, e já é possível notar efeitos na saúde mental deles, afirmando que o suporte e o apoio psicológico seriam fundamentais.
No levantamento mais recente, 75% revelaram que não receberam nenhum suporte emocional.
Por outro lado, há famílias que, também readaptando-se a uma nova rotina, têm dificuldades em auxiliar os filhos em suas tarefas escolares dentro das plataformas educativas digitais.