O Tempo
Depois de dois meses afastados das salas, cerca de 1,7 milhão de alunos da rede estadual de ensino vão tirar livros e cadernos da mochila para retomar o ensino, que recomeça nesta segunda-feira (18/05), por meio de teleaulas a partir das 7h30, com transmissão pela Rede Minas.
Ao contrário dos alunos da rede privada, que, desde o início da pandemia já vêm tendo acesso aos conteúdos por meio de plataformas digitais, os estudantes da rede pública não estavam tendo nenhum tipo de aula.
As aulas serão distribuídas por séries, em períodos de 20 minutos. Nesta segunda-feira, os primeiros serão os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Das 7h30 às 7h50, eles terão aula sobre variações linguísticas. Das 7h52 às 8h12, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão aula sobre classes gramaticais. Os do 3º ano terão aulas de coesão e coerência das 8h14 às 8h34, e, das 8h36 às 8h56, aprenderão sobre textos jornalísticos.
A partir das 8h58, as aulas serão para alunos do Ensino Fundamental, do 4º ao 9º anos. No caso dos alunos do ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), a equipe da Secretaria de Educação desenvolveu os roteiros de estudo com atividades orientadas para essa etapa específica de ensino por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET).
Na avaliação da Secretaria de Educação, esse material , que traz ainda, sugestões de vídeos didáticos e lúdicos que a Secretaria entende que são mais indicados e apropriados para as crianças desta faixa etária do que o formato de teleaulas que serão exibidas na Rede Minas.
(Veja abaixo a programação completa desta semana).
Os conteúdos serão transmitidos pelos professores pela Rede Minas, e os alunos terão acesso também a um aplicativo, em que será possível interagir com os próprios professores. Para complementar, planos de estudos tutorados serão disponibilizados na internet.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, quem não tiver acesso a esses meios, receberá o material impresso. As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15. Cada dia será voltado para uma área de conhecimento.
Para promover a interação, das 11h15 às 12h30, haverá aulas ao vivo para que os alunos possam esclarecer dúvidas por meio de canais de comunicação, como telefone e WhatsApp.
O conteúdo será organizado em apostilas, que serão elaboradas mensalmente por profissionais de educação da rede estadual em parceria com professores das redes municipais de ensino.
Tanto as teleaulas quanto os materiais estarão disponíveis online e no aplicativo da Secretaria, que será disponibilizado a partir desta segunda-feira (18), inicialmente para o sistema Android. A partir de 25 de maio, o app vai ganhar um chat para facilitar a interação entre alunos e professores.
A programação semanal está disponível no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Lá, também será possível baixar as aulas, caso não seja possível assistir no momento da exibição ou os estudantes queiram rever o conteúdo. Os vídeos ainda vão ficar postados no aplicativo “Conexão Escola” e também estarão disponíveis no canal da Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG) no Youtube.
Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, as escolas seguem fechadas, e não há previsão de retorno das aulas presenciais na rede estadual, que vai depender da curva epidemiológica de casos de coronavírus em Minas Gerais.
Veja a programação das aulas:
• Segunda-feira: Linguagens – Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física
• Terça-feira: Ciências Humanas – História e Geografia
• Quarta-feira: Matemática
• Quinta-feira: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
• Sexta-feira: Conteúdos do Enem
INFORMAÇÕES
Onde encontrar os horários das aulas?
No site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, consulte a aba veja a programação
Como tirar dúvidas durante as aulas?
Durante as aulas ao vivo, entre 11h15 e 12h30, os alunos podem enviar as perguntas pelo WhatsApp para o número (31) 9 8295-2794 ou ligar para o número (31) 3254-3009