Os vídeos de uma abordagem policial dentro de uma residência, supostamente do bairro Santa Marta, não são em Itabira. A afirmação é da própria Polícia Militar, que em nota (leia nota na íntegra abaixo), destaca que as imagens “não correspondem à intervenção policial promovida por profissionais do 26º Batalhão da Polícia Militar “(BPM).
Na noite de ontem (17), uma diligência Militar desencadeada no bairro Santa Marta terminou em confusão e duas pessoas presas por desacato.
Para dispersar as pessoas a polícia utilizou balas de borracha e bombas de gás. Alguns moradores teriam tentado agredir os policiais e também danificarem viaturas, segundo registro policial. Já os moradores, em relatos a imprensa alegam excesso de força por parte da polícia.
Aí final da ação duas pessoas foram presas. O Comando Militar do 26ºBPM, informou em nota que instaurou procedimento para verificação do ocorrido.
NOTA POLICIAL
“Na noite do dia 17/05/2020, a Policia Militar prendeu dois autores por desacato, no bairro Santa Marta, onde foi necessária a intervenção policial com emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo, para garantia da lei e da ordem, com a devida condução dos autores custodiados.
Esclarece, ainda, que apesar de não ter havido reclamação formal sobre a citada ação policial, foi instaurado um procedimento inicial para verificação de todo o ocorrido.
Na oportunidade, manifesta que no tocante a vídeos veiculados nas redes sociais contendo ação de militares no interior de determinada residência, essas não correspondem à intervenção policial promovida por profissionais do 26º BPM.
Itabira, 18 de maio de 2020.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 26º BPM”