A mineradora Vale iniciou nesta terça-feira (19/05), em Itabira, a testagem rápida para Coronavírus em todos os seus funcionários e contratados. Segundo o Sindicato Metabase Itabira, os procedimentos (protocolo) serão seguidos pelo serviço de saúde da Vale.
A empresa, segundo o sindicato, montou postos de atendimento para aplicação dos testes, dois na Mina Conceição, um na Mina do Cauê e outro na Mina de Periquito. A empresa montou um cronograma que define os critérios do atendimento, respeitando os dois metros de distanciamento e agendamento por bloco de 15 pessoas. Os postos de atendimentos possuem bioquímicos, equipe de enfermagem. Se acontecer de testar positivo, o funcionário será levado em veículo próprio para realizar o exame de Proteína C-Reativa (PCR) que é considerado o “padrão-ouro” no diagnóstico da COVID-19 e se caso confirmado, todo o protocolo será seguido, com o isolamento por 14 dias e providências necessárias em sua área de trabalho. Caso seja negativo, o será caminhado para sua área de trabalho, segundo o Metabase.
A empresa vai realizar ciclos de testagem, ou seja, em 21 dias haverá a segunda ação de testes em todos os funcionários.
De acordo com o Metabase cerca de 1.300 funcionários da mineradora em Itabira estão em suas residências, atendendo os protocolos dos órgãos competentes de saúde.