Os números da testagem rápida aplicada pela mineradora Vale em seus funcionários em Itabira, foram apresentados pelo presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana Madeira. Além dos testes em seus funcionários, a mineradora aplica a testagem também em empregados das empresas contratadas.
Segundo os dados divulgados pelo sindicalista, até hoje cerca de 642 trabalhadores já foram testados, com 81 apresentando resultados positivos para o novo Coronavírus (Covid-19). Oito dos casos com testes positivos, já se recuperaram. O restante (561), de acordo com o sindicato, apresentaram testes negativos.
Desde o início da pandemia cerca de 1.300 funcionários da mineradora trabalham em casa (home office). André Viana revelou preocupação com os casos positivos dentro da empresa, e ainda falou das medidas apresentadas pela entidade visando a manutenção do emprego na mineradora. “Uma coisa é a loja demitir, ou uma oficina e padaria demitirem, infelizmente por impactos econômicos provocados pela pandemia. Porém é inaceitável que uma empresa que segue produzindo como a Vale, mesmo em plena pandemia fazer o mesmo. Estamos temerosos, mas não vamos baixar a guarda e seguiremos firmes em defesa dos empregos dos nossos trabalhadores”.
André Viana adiantou ainda que se reunirá novamente com a gerência da Mineradora em Itabira na próxima segunda-feira (25), visando questionar a Vale quanto a definição de medidas que garantam a manutenção dos trabalhadores neste momento. A reunião está prevista para acontecer às 14h.
1 comentário
Em recente reportagem o presidente do Metabase disse que não era necessário parar a produção, e no programa veiculado na Radio Itabira afirmou que o sindicato era a favor do isolamento social mas com coerência. Mas qual? Deu no que deu.