O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (SintSepmi), reivindica à Prefeitura de Itabira a testagem da Covid-19 em todos os servidores municipais. A reivindicação foi protocolada nesta quinta-feira (21), por meio de um ofício. Segundo o presidente do sindicato, Auro Roberto Gonzaga, os servidores estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus (Covid-19) e colocam suas próprias vidas e de suas famílias em risco para atender a população. “O sindicato tem lutado incansavelmente e cobrando ações do município contra a disseminação do covid-19 e, com o aumento do número de casos confirmados da doença, que saltou nos últimas horas, nos vemos obrigados a intensificar tais ações. Estamos cobrando que todos os servidores públicos de Itabira devem ser testados para a doença imediatamente e a prefeitura já recebeu essa demanda através de um ofício”, disse.
Auro Gonzaga enfatizou que a reivindicação é uma questão de saúde pública séria, já que segundo o sindicalista, os servidores podem gerar cadeias de contaminação e ampliar a disseminação do vírus. “São os servidores da área da saúde, que são médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias fiscais sanitários, fiscais da Transita e do setor administrativo, todos, em contato direto com pacientes ou materias contaminados. Além deles, ainda existem os demais servidores da prefeitura, funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Itaurb, que mantém contato frequente com pessoas e materiais contaminados e contaminantes. Todos eles, do risco de se contaminarem e levar a doença à família, ainda podem contaminar o restante da população em seus atendimentos diários”, concluiu.
A Prefeitura de Itabira ainda não se manifestou sobre a reivindicação do sindicato do funcionalismo público municipal. Segundo Auro Gonzaga atualmente o município tem cerca de 4 mil servidores entre Prefeitura, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), SAAE e Itaurb.