Começou a funcionar nesta terça-feira (26) o novo hospital de campanha de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, que atenderá exclusivamente pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Ele conta com 60 leitos disponíveis, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vão atender 12 municípios e uma população de quase 200 mil pessoas.
“Desde as primeiras notícias sobre o agravamento da Covid-19, temos tomado todas as providências, buscando estruturar a nossa rede hospitalar para o maior número de atendimentos possíveis. O município assumiu no mês de abril as instalações do prédio do Hospital São Camilo para funcionar o hospital de campanha para os pacientes que, por ventura, vierem a necessitar de tratamento médico e uso de equipamentos”, afirmou o prefeito Mário Marcus (DEM).
Segundo ele, as obras contaram com recursos da cidade e de doações. “A prefeitura realizou todas as obras do hospital com recursos públicos do município e doações de parceiros, para que pudéssemos reformar todo o telhado, as instalações elétricas, forro, combate, prevenção de incêndio, etc.Hoje, estamos podendo fazer esse anúncio, que o nosso hospital está pronto para o seu funcionamento”, completou.
Um desses parceiros foi a produtora de aço Gerdau, que, além de apoio financeiro, realizou a doação de 13 respiradores para a unidade de saúde “A Gerdau tem investido recursos para apoiar na estruturação dos sistemas de saúde nos locais onde está presente. E não apenas para resolver os problemas de curto prazo, mas também para deixar um legado para a comunidade. Como é o caso deste hospital em Conselheiro Lafaiete, que após a pandemia permanecerá aberto como hospital de referência para a região”, explica o Diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.
Hospital
A estrutura funciona nas instalações do Hospital São Camilo, que, antes das obras, contava apenas com 12 leitos de UTI. A partir desta terça, ele funcionará em um sistema de portas fechadas, pois serão encaminhados apenas pacientes com coronavírus que necessitem de internação.
O atendimento será prestado 24 horas por dia com uma equipe de cerca de 60 profissionais qualificados, que passaram por treinamento especializado. Após a pandemia, o local poderá atender a população da região normalmente.
“O início do funcionamento do Hospital de Campanha vai nos possibilitar minimizar a pressão na nossa rede de saúde. Vamos continuar trabalhando de forma conjunta e harmônica tornando o trabalho mais forte e comprometido com a saúde da população”, conclui o prefeito.
Casos
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Lafaiete tem, até o momento, 23 casos confirmados de Covid-19 e outros três em investigação. O município ainda não registrou mortes em decorrência da doença, mas há um óbito suspeito.