Com a escalada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, Minas Gerais se vê em uma situação complicada na região Noroeste do estado. Em uma empresa chinesa do setor agrícola, instalada no Distrito Industrial de Paracatu, 166 funcionários testaram positivo para a covid-19.
Os trabalhadores estão morando em Unaí, também na região Noroeste do estado. Devido ao risco à população, na próxima segunda-feira (1º/06) a prefeitura da cidade deverá prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal sobre as medidas que estão sendo tomadas para contar a disseminação do vírus.
De acordo com o prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, a contaminação em massa atingiu trabalhadores temporários que saíram de vários estados brasileiros e chegaram à cidade há cerca de 60 dias.
José Branquinho tentou tranquilizar a população e disse que todos os funcionários estão assintomáticos e em quarentena.
“Não há motivo para preocupação exagerada. É claro que temos que nos preocupar, e nós estamos preocupados, tanto é que estamos trabalhando e buscando todos os meios possíveis para proteger a saúde da nossa população. Apresentamos um número muito elevado de casos testados positivo. Mas, outro lado, esses trabalhadores estão sem sintomas, não estão hospitalizados e estão em isolamento. Eles não vão sair mesmo, já acertamos isso aqui. Essas pessoas vão ficar isoladas até passar o período da quarentena”, afirmou.
O prefeito de Unaí declarou que, há cerca de dois meses, havia cerca de 1.200 trabalhadores na cidade prestando serviço para a empresa, mas que somente agora alguns deles apresentaram sintomas de covid-19. José Branquinho ressaltou que restam 540 profissionais na cidade e que eles ficarão apenas por mais 15 dias porque estão na fase final dos trabalhos.
*Com informações de Amanda Antunes