A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Itabira notificou a mineradora Vale duas vezes, depois que a empresa iniciou um programa de testagem rápida em seus funcionários, para confirmar ou descartar a contaminação deles pelo coronavírus.
Estas notificações foram para que a mineradora encaminhasse ao Município informações mais detalhadas sobre os funcionários que testaram positivo para a covid-19. As informações são do Jornal Diário de Itabira.
Desde que a Vale começou a testar os trabalhadores, os números de casos confirmados em Itabira dispararam – o mesmo ocorreu em outras cidades da região. Num primeiro momento, foram 84. Depois, 21. Hoje, já seriam mais de 200 casos positivos na área da mineradora. Segundo o assessor, a última notificação feita à empresa ocorreu na última semana de maio, quando o Município obteve um “retorno positivo” da Vale quanto ao repasse de informações mais precisas.
A informação adquirida com os testes feitos pela Vale, que tenham confirmado a doença, assim como em todas as outras empresas que optarem por realizar seus próprios exames, deve ser encaminhada compulsoriamente à Secretaria de Saúde. Estas informações são incluídas nos relatórios epidemiológicos da Prefeitura, e, consequentemente, são inseridas nos dados da Secretaria de Estado de Saúde, que, por sua vez, as encaminha ao Ministério da Saúde.
As notificações à Vale, segundo Ricardo Guerra, foram necessárias porque a empresa não incluiu informações mais detalhadas sobre os funcionários contaminados, o que dificultou a contabilidade dos casos e “gerou algumas inconsistências”. Segundo o assessor, todos os casos confirmados em Itabira passam por uma espécie de triagem, para a coleta de informações mais precisas, como idade, sexo e presença de comorbidade.