Em audiência pública de prestação de contas da Prefeitura de João Monlevade, realizada na Câmara Municipal, no último dia 27/05, o secretário de Fazenda, Tiago Túlio Marques Duarte, estimou que a receita do município a 36km de Itabira, pode cair 60% nos próximos meses. O secretário informou aos vereadores que o município tem trabalhado com medidas para não impactar os cofres públicos. Entre essas, estão a suspensão do pagamento de transporte universitário e do Rota Escolar, já que as aulas estão suspensas desde 30 de março. As informações são do Jornal A Notícia.
Na audiência, o secretário apresentou os balanços dos primeiros quatro meses deste ano e apontou que a Prefeitura fechou com saldo positivo de R$28.581.109,32. A preocupação é com os próximos meses já que, segundo o secretário, a partir deste mês, o ICMS começou a diminuir.
Também no encontro, o secretário garantiu que o pagamento dos servidores municipais será feito sem atrasos. Porém, nos próprios meses, não está descartada a mudança de data do pagamento para o quinto dia útil do mês. Hoje, servidores recebem até o último dia útil do mês trabalhado. Para essa mudança, é preciso negociar com o Sintramon, já que o acordo coletivo dos servidores públicos de João Monlevade prevê multa, caso a Prefeitura não pague os funcionários até o fim do mês trabalhado.
CASOS COVID-19
João Monlevade registrava até ontem, dia 01/06, 73 pessoas com a Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico do dia, deste total, 35 pacientes já estão recuperados da enfermidade. Outros 36 cumprem isolamento domiciliar. Dois pacientes estão internados na enfermaria do Hospital Margarida.