Representantes do setor de academia do município estiverem na tarde de ontem terça-feira (02), em reunião com os vereadores na sala do gabinete presidencial da Câmara Municipal de Itabira, para pedir o apoio dos parlamentares para reabertura das academias na cidade.
“Estamos impedidos de funcionar, até a presente data, há exatos 69 dias e precisamos ressaltar o impacto negativo na economia do município e dos empreendimentos do setor de Academias. Sendo que o único meio de produção de renda é por venda e recebimento de mensalidades com a respectiva prestação do serviço, ao contrário de outros setores. Estamos com faturamento, nesse período de paralisação, próximo à zero, resultando em baixíssima arrecadação de impostos e risco real de demissões e até mesmo extinção de empresas” alegam os empresários em carta entregue aos nobres edis, com data de 28 de maio de 2020.
Durante reunião, os proprietários de academias enfatizaram que a reivindicação é para que as autoridades do município protejam não somente a saúde física da população, mas também a saúde econômica.
O representante da Clínica Corpo e Saúde, Gustavo Adolfo Malaquias Silva, afirmou que a intenção não é disseminar o vírus, mas sim promover saúde. Aproveitou também para citar todos as medidas de segurança que ele e os demais donos de academias irão cumprir de acordo com a ACAD (Associação Brasileira de Academias), em caso de reabertura das empresas do segmento, são elas:
1- DISPONIBILIZAR RECIPIENTES COM ÁLCOOL EM GEL A 70% para uso por clientes e colaboradores em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas de coletivas, piscina, vestiários, kids room, etc).
2- FECHAR CADA ÁREA DE 2 A 3 VEZES AO DIA, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes, durante o horário de funcionamento da academia por pelo menos 30 minutos,.
3- POSICIONAR KITS DE LIMPEZA EM PONTOS ESTRATÉGICOS das áreas de musculação e peso livre, para que os clientes higienizem os equipamentos (colchonetes, halteres e máquinas) com produtos especifico para esse fim.
4- USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS (por recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes e terceiros). Orientação dos clientes a permanência com máscaras.
5- RECOMENDA-SE MEDIR COM TERMÔMETRO DO TIPO ELETRÔNICO À DISTÂNCIA A TEMPERATURA DE TODOS OS ENTRANTES. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, recomenda-se não autorizar a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes, colaboradores e terceirizados.
6- SE ALGUM COLABORADOR APRESENTAR FEBRE ALTA junto com algum outro sintoma de COVID-19, informar imediatamente à gerência local.
7- NO CASO DO USO DE LEITOR DE DIGITAL PARA ENTRADA NA ACADEMIA, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. Além disso, o cliente deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.
8- OFERECER DISPOSITIVO PARA LIMPEZA PARA SAPATOS na entrada da academia.
9- LIMITAR A QUANTIDADE DE CLIENTES QUE ENTRAM NA ACADEMIA: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 6,25 m² (áreas de treino, piscina e vestiário). O número de alunos será dimensionado pela área útil de treino, para cada academia.
10- LIMITAR O TEMPO DE PERMANÊNCIA, de cada aluno, na academia, à 50 minutos.
11- DELIMITAR COM FITA O ESPAÇO em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada cliente deve ficar a 1,5 m de distância do outro.
12- REORGANIZAR A DISPOSIÇÃO DOS APARELHOS de cardio e musculação a fim de deixar o espaçamento mínimo de 1,5m entre eles
13- LIBERAR A SAÍDA DE ÁGUA no bebedouro somente para uso de garrafas próprias.
14- REALIZAR O CONGELAMENTO DOS PLANOS de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado.
15- RENOVAR TODO O AR DO AMBIENTE, DE ACORDO COM A EXIGÊNCIA DA LEGISLAÇÃO (pelo menos, 7 vezes por hora), e fazer a troca dos filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização nas bandejas do aparelho. Ou, caso não haja ar-condicionado, implantar o sistema de ventilação cruzada (abertura de portas e janelas).
16- COMUNICAR PARA OS CLIENTES TRAZEREM AS SUAS PRÓPRIAS TOALHAS para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos. Caso a academia forneça toalhas, elas devem ser descartadas pelo cliente em um recipiente com tampa e acionamento por pedal.
17- EXPÔR AOS CLIENTES TODOS OS MANUAIS DE ORIENTAÇÃO que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19. Assim como reforçar os protocolos de limpeza para conter o vírus de acordo com a operação de cada academia.
18- CAPACITAR TODOS OS COLABORADORES em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção. Assim como pedir para que eles evitem cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços. E que não façam reuniões com mais de 10 pessoas.
RECOMENDAÇÕES PARA PISCINA:
1- Disponibilizar, próximo à entrada da piscina, recipiente de álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina.
2- Exigir o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas.
3- Disponibilizar, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.
4- Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
5- Garantir a qualidade da água nas piscinas com eletroporação e filtros químicos em alta concentração.
Ao final, os vereadores se mostraram dispostos a ajudar, e o Líder de Governo, Vereador Neidson Dias Freitas (MDB), se comprometeu a intermediar um encontro do grupo de empresários do segmento de academias, com as demais autoridades do município.