Uma pausa na testagem em massa realizada pela mineradora Vale em todos os seus funcionários e contratados, por um período de 21 dias, medida adotada em virtude de isolamento dos casos positivos assintomáticos, provocou uma “estabilização”, nos índices do novo Coronavírus (Covid-19), nos últimos cinco dias, conforme dados divulgados pela vigilância epidemiológica de Itabira. Os números de casos positivos notificados pela Vigilância Epidemiológica do municipio, praticamente “pararam” após o fechamento das minas da Vale por determinação do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região (TRT3).
Ricardo Guerra, assessor de comunicação da prefeitura, alega que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém a realização dos testes rápidos. Os testes são aplicados em classes segmentadas, como pessoas sintomáticas e profissionais de saúde que apresentem quadro clínico compatível com a doença. Desde o início da pandemia, o município já testou quase 10 mil pessoas, ampliando ainda mais o mapeamento dos casos da doença na cidade.
BOLETIM
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (16), o Município de Itabira mantém crescimento no número de pessoas recuperadas da Covid-19.
Segundo o boletim o número de recuperados do novo coronavírus na cidade subiu para 453 – 85,79% do total de casos confirmados (528). Os recuperados são pacientes que cumpriram o isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências. Dos confirmados, 66 pessoas estão sob isolamento domiciliar, monitorados pela seção de Vigilância em Saúde.