Seiscentos e um municípios de Minas Gerais têm pelo menos um morador infectado com o coronavírus até esta quinta-feira (18). O dado publicado em balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta manhã aponta que a pandemia alcançou cerca de 70% das cidades existentes na região, tendo causado mortes em 163 dos municípios onde há moradores diagnosticados com a Covid-19. Atualmente, o Estado concentra 24.906 casos confirmados da doença, sendo que 570 mineiros morreram após serem infectados.
Os números contidos no relatório desta quinta-feira retratam a linha de crescimento na pandemia de coronavírus: ainda nessa quarta-feira (17), eram 23.347 diagnosticados com a doença e 537 óbitos. Em apenas 24 horas, Minas Gerais descobriu mais 1.559 moradores infectados – o número não é recorde – e confirmou que 33 outras mortes aconteceram após complicações causadas pelo coronavírus – o número é pouquíssimo menor que o registrado entre terça e quarta-feira, quando 35 óbitos receberam confirmação do órgão estadual.
A internação de pacientes infectados é uma das grandes preocupações do Estado que encontra dificuldades para equipar os municípios a atender a demanda médica. Cinco das macrorregiões de Minas Gerais não possuem sequer um leito de UTI disponível para receber aqueles adoecidos com a Covid-19, a situação é principalmente complicada no Triângulo do Norte e no Vale do Aço – em Ipatinga, por exemplo, os leitos existentes estão ocupados e há sobrecarga no sistema de saúde.
Uma notícia que promete aliviar o cenário caótico é o anúncio da entrega de 500 respiradores adquiridos pelo Estado de Minas Gerais para cidades que precisam com urgência de leitos de UTI. Além das internações confirmadas por Covid-19, um outro dado alarmante contido no relatório é o número de hospitalizações por Síndrome Respiratório Aguda Grave – houve um aumento de 700% nos primeiros seis meses deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado.
Situação nos municípios
Belo Horizonte é a cidade de Minas Gerais com a maior quantidade de moradores infectados pela Covid-19, segundo dados do Estado. Entretanto, os relatórios municipais de Uberlândia e da capital mineira apontam que, na verdade, a cidade do Triângulo Mineiro concentra mais casos da doença.
Balanço de Uberlândia dessa quarta-feira (17) aponta para a existência de 4.149 infectados na cidade, enquanto documento municipal de BH declarou a existência de 3.548 na mesma data. Quanto o número de óbitos nas duas cidades, o relatório da Secretaria de Estado de Saúde declara que aconteceram 87 mortes em Belo Horizonte causadas pelo coronavírus e 46 em Uberlândia.
Juiz de Fora, na Zona da Mata, aparece logo atrás com 884 casos confirmados de Covid-19 segundo o Estado, e 39 mortes em decorrência da infecção. A situação também é complicada em Ipatinga, no Vale do Aço, que concentra 763 diagnósticos positivos para a doença e Contagem, na região metropolitana, onde são 705.