Mesmo durante a pandemia e o isolamento social, houve um aumento no número de autuações de motoristas dirigindo sob efeito de álcool no Estado, segundo o Detran de Minas Gerais. A Lei Seca está completando 12 anos nesta sexta-feira (19) e mesmo com tantas campanhas de conscientização, continuamos vendo casos de pessoas dirigindo após ingerir álcool.
De acordo com levantamento, foram 1.432 multas em abril. Em maio, 1.818. Na capital, foram registradas 85 multas em abril. Em maio, 101 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
Bafômetro
Nos casos de suspeita de embriaguez em condutor envolvido em acidente ou abordado em uma fiscalização, é ofertado o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. Quando há concentração de álcool no ar soprado é menor que 0,34 miligramas, o condutor é autuado pela infração de trânsito, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é recolhida, é aberto um processo administrativo para suspensão habilitação por 12 meses e é gerada a multa no valor de R$ 2.934, 70.
Consequências administrativas:
- multa no valor de R$ 2.934,70 podendo dobrar o valor dentro de um ano se a pessoa for pega novamente
- suspensão da habilitação no prazo de um ano
- retenção do veículo
- apreensão da CNH