O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), anunciou nesta segunda-feira (22), que anulará a Portaria (83/20), que dispensaria 177 profissionais temporários da Educação, contratados pela Secretaria Municipal de Educação. A decisão foi apresentada durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sintsepmi), e comissão formada pelos professores, que tiveram seus contratos suspensos em 29 de maio deste ano.
A medida publicada em Portaria, segundo o Governo Municipal, foi adotada por insuficiência de recursos. Com a Portaria (83/20), estavam dispensados 177 profissionais temporários da Educação que já tinham vínculos com outras instituições ou estariam aposentados.
Na época, a Prefeitura apontou impactos da pandemia do novo coronavírus na arrecadação, que sofreu queda diante da redução e suspensão de atividades econômicas em todo o país. O Governo Municipal projeta, até este mês de julho, uma queda de R$ 37,1 milhões na arrecadação. A prefeitura alegou ainda que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), utilizados no pagamento dos professores, sofreriam impacto significativo.
Ainda de acordo com o Governo os professores, além de terem a suspensão revogada, receberão integralmente os vencimentos do mês de junho.
Ouça o pronunciamento do prefeito Ronaldo Magalhães:
1 comentário
É ? E quem fez concurso e passou. Sobrevive como? Roubando?