O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que, apesar de um pequeno e natural relaxamento da população quanto ao isolamento social, é chegado o momento de retorno à prática devido à subida na curva de casos no Estado. As declarações foram dadas durante coletiva na Cidade Administrativa nesta quinta-feira (25), ocasião em que o gestor anunciou o reforço da Polícia Militar na fiscalização de aglomerações e uso de máscaras em Minas.
Conforme o chefe da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o mineiro cumpriu o isolamento e seguiu as orientações do governo. No entanto, a situação não perdurou. “Nós entendemos claramente que é muito difícil se manter um isolamento muito intenso durante muito tempo. Em algum grau de cansaço do isolamento, isso pode ter acontecido, sim”, afirmou.
Apesar disso, Amaral pediu para que a população retorne ao isolamento. “Relaxamos um pouquinho, porque ninguém vai aguentar ficar meses e meses de isolamento, as pessoas precisam ter um mínimo de qualidade de vida. Mas em um momento, também, em que nós temos um crescimento, a sociedade mineira é suficientemente engajada e solidária para entender que este momento é de retorno a um isolamento mais intenso”, disse.
Para apoiar na fiscalização do cumprimento do isolamento, o gestor anunciou um reforço mais ostensivo da Polícia Militar em todo o Estado. Segundo Amaral, muitos prefeitos haviam solicitado que a instituição fizesse um trabalho no combate à pandemia, com orientação e conscientização ao cidadão.
“O comandante Rodrigo já passou uma nota técnica a todos os militares para que eles entendam que, em serviço, eles devem orientar uma pessoa que está sem máscara, orientar quando tem uma aglomeração, que se evite, ou que se faça uma fila de forma adequada”, afirmou. Além disso, a PM apoiará na fiscalização municipal.
“O que nós queremos é dar, ainda mais, um ar de seriedade nesse isolamento. A PM participando junto com o Estado”, afirmou.