Nesta terça-feira (30), o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), entregará as novas instalações da quadra poliesportiva, no bairro 14 de Fevereiro e do Banco de Alimentos de Itabira, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).
O prédio, onde funcionaria o Restaurante Popular – localizado no início da avenida das Rosas receberá as instalações do Banco de Alimentos. O espaço que estava em construção tem 766,21m². A Prefeitura investiu R$ 500 mil para finalizar a estrutura.
De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, o imóvel seguiu o mesmo padrão previsto no projeto original. “A obra já estava com toda estrutura construída e as mudanças foram pequenas. Por exemplo, tivemos que mudar duas ou três portas e a cozinha será desativada. Mas, o frigorífico previsto no projeto, será mantido para o banco de alimentos”.
Banco de Alimentos
Foi inaugurado em 2010, está localizado na SMAA (rua Santana, no bairro Penha) e sua função é apoiar a comercialização dos produtos vindos da agricultura familiar, evitar o desperdício de alimentos, ampliar a segurança alimentar e atender as entidades filantrópicas da cidade. Em Itabira, o banco de alimentos serve ainda como área de apoio à merenda escolar.
O banco funciona por meio de políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e, principalmente, com doações de centrais de abastecimento (Ceasa), supermercados e produtores. Além disso, a Prefeitura promove eventos para captar doações: Festival de Inverno e ações esportivas, por exemplo.
Atualmente, cerca de quatro mil pessoas são beneficiadas nas seguintes instituições: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação de Proteção à Infância Nosso Lar; Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem); Cáritas Diocesana; Lar de Ozanam; Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira (APMII); Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai); Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); hospitais Municipal Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores; e Secretaria Municipal de Educação (SME).