A Prefeitura de Catas Altas vai construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro D’Água Quente. O processo para contratação da empresa já está em andamento.
A unidade, orçada em R$ 2.081.629,21, será erguida em uma área de 3600 metros quadrados próxima ao espaço onde hoje funciona o sistema de distribuição do distrito, que recebe as águas dos córregos Paracatu e Tamanduá.
A Estação contará com reservatório, de volume aproximado de 80 m³, com capacidade para distribuição de 5 L/s.
Atualmente, a água, que é captada em nascentes inseridas na sub-bacia do Córrego Paracatu, é distribuída sem nenhum tipo de tratamento por intermédio de uma rede ao longo dos logradouros. Com a Estação, o líquido receberá dupla filtração.
“A demanda no distrito aumentou muito nos últimos anos. Hoje, temos em torno de 800 habitantes e esse projeto vai conseguir atender à esta demanda crescente. Estima-se funcionamento adequado até 2041. É uma alegria saber que o Morro D’Água Quente contará agora com água tratada adequadamente”, explica o vice-prefeito e morador local, Fernando Rodrigues Guimarães.
O projeto foi apontado por meio do convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A entidade foi contratada para auxiliar na identificação, concepção e implantação de medidas estruturais e estruturantes em saneamento, visando a melhoria dos serviços ofertados para a população.
“Nosso maior objetivo é dar mais dignidade a cada munícipe de nossa cidade. E estamos trabalhando arduamente para isso”, completa o prefeito José Alves Parreira.