Um dia após alcançar o recorde de mortes causadas pela Covid-19 confirmadas em 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) tornou a detectar um elevado número de mortes neste domingo (5). Dezoito óbitos tiveram causa confirmada para coronavírus pela pasta da véspera até então. Diante do aumento, Minas Gerais atingiu a marca de 1.201 mortes ocorridas em pacientes infectados com a doença, sendo que a maior parte delas aconteceu em Belo Horizonte. A capital perdeu 176 moradores na luta contra a pandemia.
A quantidade de mineiros ou moradores do Estado que receberam diagnóstico positivo para a Covid-19 também não para de crescer com elevados índices desde junho. Há exato um mês, o número de casos confirmados era 13.995. Trinta dias depois, pulou para 58.283 – dado contido no relatório deste domingo.
Um cálculo simples basta para constatar uma média de 1.476 infectados por dia, ou seja, 75% dos casos registrados pela pasta estadual foram confirmados apenas entre 5 de junho e 5 de julho. Além disso, Minas Gerais sequer alcançou o pico da pandemia, estimado para acontecer em 15 de julho, daqui apenas dez dias. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, estima-se que 2.500 pessoas serão internadas nesta data.
A cada dia que passa, aumenta também o número de cidades que descobriram seus primeiros casos de Covid-19. Em 5 de junho, a doença havia sido detectada em 487 municípios de Minas Gerais, número que chegou a 724 neste domingo. O dado indica que a pandemia afeta 84,3% das cidades mineiras.
As mortes não estão concentradas em uma única região e 270 municípios já registraram óbitos pela doença. Em Minas, a Covid-19 ataca de forma fatal principalmente as pessoas com idades acima de 60 anos e que sofrem de comorbidades como hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.
Segundo estatísticas do Estado, Belo Horizonte é a cidade com maior número de casos de coronavírus. São 7.714 até o momento. Em função do aumento na quantidade de infectados e nas taxas de ocupação dos leitos de UTI – que está em 87% em BH – e enfermaria, a prefeitura da cidade decidiu interromper o processo de reabertura do comércio e apenas serviços essenciais estão autorizados a manter o funcionamento.
Logo atrás na lista de municípios que concentram maior quantidade de diagnósticos positivos de Covid-19 aparece Uberlândia no Triângulo Mineiro, que tem 7.460 moradores infectados.