Aconteceu na semana passada uma reunião da Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) com participação de 11 clubes, visando avançar nas discussões em torno da realização do Campeonato Itabirano de Futebol Amador em 2020. A realização da competição está ameaçada por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
De acordo com o presidente da Lifa, Ricardo de Freitas Rosa, a entidade mantém ações junto a Federação Mineira de Futebol (FMF), com os cadastros de atletas que já estão bem adiantados, além de diálogo permanente com o secretário municipal de Esporte e Lazer e Educação, José Gonçalves, discutindo as possibilidades da realização do Campeonato, mas a entidade aguarda agendamento para uma reunião com a promotoria de Justiça, responsável pelos assuntos da Pandemia do Covid-19.
Ricardo Rosa adiantou que existe uma possibilidade do campeonato acontecer em meados do mês de agosto, com os jogos acontecendo em campos fechados, como Valério, Vila Nova, Grêmio, Santa Maria e Ferros, sem a presença de torcedores. A maior parte dos dirigentes de clubes manifestaram preocupação com a Pandemia, e sugeriram que o campeonato fosse adiado para o ano que vem, podendo fazer uma competição maior com maior tempo.
A reunião durou cerca de uma hora, o presidente disse que está quase tudo pronto, como os uniformes, e uma data será marcada para que o patrocinador faça a entrega à Liga. Participaram da reunião os clubes, Aymore, Boa Esperança, Bela Vista, Campestre, Grêmio, Ivipa, Manganês, Palmeirinhas, River, Vila Nova, Santa Maria, Santa Ruth e São Lourenço.