A Anatel órgão regulador de telecomunicações no Brasil disponibilizou os resultados dos novos números de reclamações por operadora e também qual prestadora têm o maior número de assinantes para os serviços de TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e móvel.
Segundo um estudo feito pelo portal Podecomparar estudo esse focado no município de Itabira (MG), pode-se coletar os seguintes dados referente ao número de reclamações por prestadora no município. Durante o primeiro semestre de 2020 a Oi foi a prestadora que registrou o maior número de reclamações registrando 313 queixas, na segunda posição está a Vivo com 139 registros e por último a Claro com 138.
Se compararmos os dados do mês anterior a Claro foi a única operadora que teve um aumento de 6 novos registros de reclamações, já a Oi e a Vivo ambas diminuíram o número de queixas. Em relação aos novos números de assinantes o ranking da Anatel está organizado em ordem de operadoras com maior número de acessos à menor e por serviço prestado.
Em Itabira, a prestadora que lidera o ranking para o serviço de Banda Larga Fixa é a Companhia Itabirana de Telecomunicações LTDA com 67,9% de acessos, em segunda posição está a operadoras Oi com 21,4% e por último a operadora TIM com 12,1% dos acessos.
Para o serviço de Telefonia Móvel a Oi lidera com 51,8%, em segunda posição a Vivo com 32,1% e por último a TIM com 12,1%.
Em relação ao serviço de TV por assinatura a Sky lidera o ranking com 78,4% dos acessos, a Oi em segunda posição com 12,3% e a Claro com 8,8%.
O último serviço a ser analisado é o de Telefonia Fixa em que a operadora Oi fica na primeira posição com 80,5% dos acessos, a Claro com 18,7% e a TIM com 0,9% dos acessos.
As operadoras de telecomunicações não são obrigadas a disponibilizar esse tipo de informação porém a Anatel tem como objetivo que cada vez mais esses dados estejam disponíveis para o consumidor, de maneira que ajudará o usuário por exemplo na hora de decidir por qual plano de internet contratar.
Além disso a Anatel também gostaria que fosse mais comum a divulgação dos dados principalmente em regiões do país que são menores e que o acesso a esse tipo de informação é muito mais restrita. Se você quer saber mais sobre o ranking da Anatel acesse ao site anatel.gov.br/institucional e saiba mais sobre todas as operadoras.