, de 53 anos, era técnico de enfermagem, e trabalhava na UPA Barreiro, em Belo Horizonte. Descrito por colegas da categoria como uma pessoa leve e divertida, ele foi diagnosticado com Covid-19 há três semanas, e internado no Hospital Júlia Kubitschek. Gerônimo morreu na madrugada deste domingo (26), vítima da doença.
De acordo com Ilda Alexandrino, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindbel), Gerônimo pode ter sido infectado durante um plantão de domingo, no qual deu assistência a oito pacientes contaminados na UPA Barreiro, enquanto a unidade só tinha dois respiradores disponíveis. Para ela, a morte dele chama atenção para a situação precária em que os profissionais da linha de frente têm trabalhado.
Este é o primeiro caso de morte de profissional da saúde por conta do coronavírus segundo o Sindbel. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde mais recente, divulgado na sexta (24), Belo Horizonte tem 777 trabalhadores da categoria que já foram contaminados. Técnicos de enfermagem representam a maior parte deste casos: são 128 com testagem positiva para Covid-19.
O corpo de Gerônimo será velado em Teófilo Otoni, aonde reside sua família. A Secretaria Municipal de Saúde de BH emitiu uma nota de pesar pelo seu falecimento.