É possível que Belo Horizonte assista a uma nova fase de reabertura do comércio nas próximas semanas. Uma coletiva de imprensa foi convocada pelo prefeito Alexandre Kalil para esta terça-feira (4) e contará com a participação do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus.
“Vai ser decidido ainda e vamos ver o que é possível fazer. As ocupações de enfermaria estão no nível amarelo, tendendo para o verde, a transmissão está no verde e, apesar de a ocupação de UTIs ainda estar no vermelho, tanto a demanda quanto a taxa caíram nos últimos dias”, explica o infectologista Carlos Starling, que compõe o comitê.
De acordo com ele, há grande possibilidade de que as primeiras fases do protocolo de reabertura sejam colocadas em prática nas próximas semanas. “Parece que o pior momento passou. Ter fechado foi fundamental. Estávamos na fase 2 de reabertura, tivermos que voltar para a zero, e está na hora de a gente analisar a possibilidade de fazer flexibilização. Os dados saem amanhã e vamos reavaliar”, continua.
Interlocutores do Executivo afirmam que a decisão dependerá do entendimento dos médicos e especialistas. Haverá uma reunião na manhã desta terça na qual será batido o martelo sobre o que deve ser anunciado na entrevista coletiva no início da tarde. “Estamos torcendo para ter um respiro”, comentou um deles.
O médico infectologista Unaí Tupinambás, que também compõe o comitê, por outro lado, afirma que, por ora, não há entendimento diferente a ser anunciado. “Amanhã vamos falar sobre a situação. Estamos avaliando diariamente os números, a evolução da pandemia”, diz.