Teve início na semana passada, o tratamento de escleroterapia ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde em São Gonçalo do Rio Abaixo. A técnica é inovadora e consiste em aplicação de injeções de espuma medicamentosa para tratar veias dilatadas sem cortes e internação.
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, esteve no Centro de Especialidades em Saúde (CES) para conversar com os profissionais e com os pacientes. “O procedimento é muito moderno. Durante o tempo em que estive no CES observei que a pessoa faz a aplicação no consultório e volta andando para casa. Estamos sempre atentos em oferecer técnicas que contribuam diretamente para a melhoria da qualidade de vida e bem estar do são-gonçalense”, ressaltou o chefe do Executivo.
O responsável pela escleroterapia, cirurgião vascular, Marcos Contini Sanches, explicou que o tratamento é bem simples e que o paciente não corre riscos como numa cirurgia. “É feita apenas a aplicação de uma injeção com espuma medicamentosa no vaso doente e o procedimento é guiado por ultrassom”. Segundo ele, devido à pandemia do novo coronavírus, todos os cuidados para prevenção estão sendo adotados.
A paciente e técnica em enfermagem Maria Eustácia Maurício Ferreira, 56 anos, elogiou a iniciativa. “É muito bom saber que aqui na nossa cidade está sendo disponibilizado esse tratamento que dispensa cirurgia, sem contar a comodidade de não termos que ir pra fora pra ter acesso a isso”, observou.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Aliete Ana Dias Vespasiano, nos dias de atendimento serão realizados até 12 procedimentos.
Crédito das fotos: Elisângela Bicalho/AcomPMSGRA